sábado, 26 de dezembro de 2009

Pendure suas táticas

É errado definir o Futebol apenas como uma ideologia em que os jogadores não tem posição certa em campo e trocam constantemente de lugar. A verdade é que em nenhum sistema os jogadores sabem exatamente o seu papel e posição inicial em campo.

O segredo reside na dinâmica que cada um deles desempenha em sua posição, com a consequente circulação da bola, desenhada em constantes mudanças de lado. A chamada desorganização organizada. Uma aparente anarquia futebolística transformada em sistema e tática.

Ao longo dos tempos, o futebol adquiriu diferentes contornos táticos.
Todos eram sistemas que se podiam traduzir no papel. A partir do Futebol Total, tudo mudou. Por isso, pode-se dizer que mais do que um sistema de jogo, era uma atitude competitiva perante o jogo.

A grande revolução tática, mais do que no posicionamento dos jogadores no campo, apostava na dinâmica da tática. Tudo isto exigia grande condição física a todos os jogadores.

Coloco aqui os jogos, táticas e placar dos jogos no CB para a analize de quem desejar (Eu pessoalmente nao entendo nada de futebol).

Algumas táticas usadas são bissonhas como na 2ª rodada - Fluminense x Tec..: O Fluminense entrou com 4.1.1.1.3 e o TEC com 5.1.1.3. O que será que o TEC pretendia deixando apenas 2 jogadores no meio isolados do paredão na defesa com 5 jogadores e 3 atacantes que só podiam ser vistos com binóculo. Eu não sei, nem vou tentar entender. Detalhe o TEC perdeu o jogo de 2x0

Este foram os esquemas utilizados até a 7ª rodada:



O Cabide - colaborador

3 comentários:

Rodrigo Nunes disse...

O desempenho da tática depende totalmente da tática adversária. O segredo, creio, é saber prever, arriscar. Usar constantemente poucas variações vai fazer com que o treindor seja fraco, previsível.
A dinâmica, ao meu ver, é conseguir deixar jogadores livres no ataque e impedir que jogadores adversários fiquem livres. 1 jogador livre na parte ofensiva pode mudar totalmente a panorâmica do jogo, inclusive de um time mais fraco contra outro mais forte.

Gostei da matéria, continuem seguindo nesse sentido. É interessante ver matérias nesse estilo.

Abraço!

Rodrigo Teixeira

rodriguin disse...

Ótima matéria

Anônimo disse...

ótima matéria........



......... brinks.......


ele é meu pai